Embora muitas pessoas pensem que o Game Boy tenha sido o primeiro portátil da Nintendo, na realidade ele foi o segundo. Isto porque a Nintendo já tinha lançado no ano de 1979 o seu primeiro console portátil Game & Watch, video game criado por Gunpei Yokoi que teve a ideia da criação em uma de suas viagens no ano de 1979 ao ver uma criança jogando em uma calculadora.

A série Game & Watch, embora pouco conhecida atualmente, foi o primeiro grande sucesso da Nintendo no ramo de jogos eletrônicos, um dos grandes fatores de seu atual esquecimento é que como eu falei no inicio o Game Boy não foi o primeiro video game portatil da Nintendo, porém ele foi o sucessor do Game & Watch.

No total foram produzidos cinquenta e nove aparelhos para venda e mais um que só poderia ser adquirido por sorteio, cada aparelho tinha apenas um ou dois jogos dependendo do aparelho. Seus jogos mais sofisticados foram lançados em 1882, além disso parte de seus jogos variavam entre criações originais até modelos de sucessos de Arcade, destaca-se nesta lista de jogos o jogo Donkey Kong primeiro grande sucesso da Nintendo.

Este video game possui uma tela de cristal liquido, ou duas dependendo do modelo. e funcionava a base de pilhas, foi o primeiro dispositivo da Nintendo a utilizar os direcionais em forma de cruz do lado esquerdo isso foi utilizado novamente mais tarde nos controles do Nintendo, e também no Gameboy, assim como todos os outros modelos de controles lançados a partir do momento de sua criação. Assim como os controles influenciaram na criação de modelos futuros, a divisão das duas telas também influenciou na criação do portatil da empresa Nintendo DS.

O sucesso do Game & Watch fez com que fossem produzidos varios clones que nem sempre eram oficiais ao redor do mundo, dentre os mais populares podemos citar aqui os aparelhos da Tiger Electronics produzido nos Estados Unidos, da Elektronika produzido na União Soviética, e os Mini-Games da Tectoy produzidos no Brasil.

Confira a Segunda Parte da História dos Consoles da Nintendo aqui

Veja também:

Analise: Dragon Ball Super Butouden vale a pena jogar?

A História por trás do maior mascote de todos os tempos no mundo dos jogos